segunda-feira, 23 de julho de 2007

Nove regras para criar logos apresentáveis

O design de logotipos é um dos aspectos mais difíceis do design. É uma daquelas coisas que você acha difícil separar gosto pessoal de uma boa comunicação e criação de marca. Eis algumas regras que espero que encontrei que deviam ser seguidas quando você está trabalhando numa logo nova.


Não mostre ao cliente nenhuma logo que você não ame
Isto é a regra mais importante. Muitos anos atrás eu tive essa idéia tola que eu mostraria esse “logo animal” junto com “essas duas outras logos toscas para fazer a minha preferida parecer ainda mais animal”. O problema é que o cliente quase sempre escolhe a logo tosca e daí você se ferra ao ter que usar ela. Nunca, nunca, nunca mostre ao cliente uma logo que você não ame!

Mostre aos logos em preto e branco APENAS.
Eu sempre explico ao cliente que trabalhamos nas cores da logo DEPOIS da logo final ser aprovada. O motivo é simples, você não quer dar algo a mais para ele se preocupar. O cliente VAI passar um tempo ridicularmente longo apenas pensando no esquema de cores em vez de pensar no que realmente importa, nesse caso a imagem da logo. E também, com raras excessões, 60-80% dos clientes provavelmente irão trabalhar em preto e branco ou apenas uma cor, então a logo precisa ficar boa em preto e branco. E quando digo preto e branco, eu quero dizer PRETO e BRANCO, sem gradientes ou tons de cinza.

Faça SEMPRE suas logos no Corel Draw / Adobe Illustrator
Qualquer logo, até mesmo para um site de internet, precisam ser redimensionados para usos diferentes. Fazendo uma logo no Photoshop deixa você sem uma base que pode ser utilizada mais tarde. Fazendo sua logo no Draw / Illustrator (ou qualquer programa de desenho vetorial) também vai permitir que você “quebre” a logo e utilize os pedaços em outros aspectos do trabalho do seu cliente. E além do mais, você vai ter mais flexibilidade para utilizar a logo em diferentes mídias (outdoor, multimidia, etc) sem perder a qualidade além de ser mais fácil de editar depois.

Vá direto ao topo
Nunca aceite um trabalho onde um comitê de 10 pessoas devem aprovar seu design. Você vai acabar levando uma logo ótimo e tornando-a numa gigante poça de p#### em questão de horas ao tentar agradar as 10 pessoas. Descubra quem é o manda-chuva que vai tomar as decisões e trabalhe APENAS com ele. Se não há um único manda-chuva, não aceite o trabalho. Você vai se agradecer mais tarde.

Tenha certeza que a logo vai funcionar com tamanhos ridicularmente pequenos
Isso vai junto com a regra do preto e branco. Clientes vão querer usar aquela logo em diferentes coisas, inclusive imprimindo-as em canetas e afins. Essa logo precisa funcionar em um tamanho minúsculo! Você talvez até queira pensar em como que a logo vai ficar em um banner alto e magro, num banner quadrado e em um largo. Pergunte-se: é fácil de caber ele em qualquer ambiente?

Evite usar filtros, efeitos e outras piras.
Uma logo é um gigante investimento para uma empresa. Criar uma logo que segue a tendência / é cheio de firulas vai resultar em uma logo ultrapassada e tosca no ano que vêm.

Crie uma arte simples
Não tente fazer um design muito complexo. Não use mais de duas fontes e apenas uma imagem gráfica. Uma logo que é complexa demais não serve para nada além de diluir a marca, além de deixar horrível em tamanhos pequenos.

Produza filhos
Não nesse sentido! Quando você estiver com um design que você goste, veja se é possível usar apenas uma parte da logo. A logo da Coca-Cola é o exemplo perfeito: você pode usar o tipo como também pode utilizar o lacinho que as pessoas ainda vão saber que é a Coca-Cola, embora não esteja explícito. A Apple Computer é outro grande exemplo. A Apple parou de utilizar a palavra “Apple” junto com a logo anos atrás, mesmo assim você ainda sabe reconhecer qual é a empresa quando vê aquela maçã comida.

Conselho final: pense adiante
Não faça uma logo que apenas fique boa em um pedaço em branco de papel. Seu cliente provavelmente vai querer utilizá-lo em propagandas, comerciais de TV, outdoors e até quem sabe em um caminhão. Faça uma logo que “funciona” com diferentes clientes-finais. verifique se a logo é balanceada. Ela fica boa se colocada no final de um propaganda impressa, sem importar se ela vai ficar à esquerda, centro ou à direita? Fica legal quando ela têm um endereço web debaixo dela? Fica visível em um fundo escuro? Fica legal em um caneco?

Claro que regras foram feitas para serem quebradas. Você é o designer, você dita as regras. Mas você precisa supor que o pior pode acontecer, olhar todas as possibilidades e ver o mundo com os olhos do cliente. Mesmo se você não terminar com uma logo que mereça ser premiada toda vez que fizer uma, você pelo menos vai fazer seu cliente feliz e, com sorte, ter uma boa logo em mãos.

Fonte: Creative Guy (tradução por Canha).
http://digitalpaperweb.com.br/ezine/4a-edicao/nove-regras-para-criar-logos-apresentaveis

Um comentário:

Canha disse...

Olá amigo,
Obrigado por re-publicar este artigo.
Apenas gostaria que os links originais fossem mantidos, entre eles o link para o Creative Guy (autor do post original) e para o meu post já que sou o tradutor do original.
Estes mesmo links podem ser encontrados no endereço:
http://digitalpaperweb.com.br/ezine/4a-edicao/nove-regras-para-criar-logos-apresentaveis

Agradeço desde já!
Abraços.