segunda-feira, 17 de março de 2008

Ensaio de Mulheres





Jean Anouilh é um consagrado dramaturgo francês que escreveu, entre 1925 e 1981, mais de cinqüenta peças de teatro, entre elas estão A cotovia, Becket ou a honra de Deus, uma conhecida versão de Antígona e uma das mais belas comédias farsescas do repertório: O baile dos ladrões. Em 1962, estreou em Paris uma de suas peças, intitulada L'orchestre, em que as instrumentistas de uma orquestra feminina de café-concerto eram interpretadas por um elenco formado por atores. Essa inversão de gêneros foi retomada em montagens latinos-americanas do texto e pelo menos duas vezes no Brasil há algumas décadas.
Pois os Atores de Laura resolveram investigar essa tradição. Mas só eles, os atores, os homens da Companhia. Seis papéis femininos representados por atores. O único personagem masculino, Osvaldo, o pianista, é tão frágil, tão frágil, que pode muito bem ser entendido antes como personagem, senão feminino, pelo menos do feminino. Enfim, só há, na peça, os homens que não aparecem: os homens de que as mulheres falam, vale dizer, as feições, versões ou dimensões do masculino tais como aparecem no discurso das mulheres.
Fique desde logo esclarecido aquilo de que, de fato, se está falando. Não das mulheres – não de Dolores, a histérica, de Madame, a que quer dominar, nem de Lola, a que trai, e assim por diante – mas do descontrole histérico que atormenta, da compulsão dominadora, da vocação para trair, da virgem que se nega, etc. Ou seja, daquilo que, nas mulheres, assombra os homens, daquilo de que eles se ressentem e que só eles sentem, e que elas jamais vão saber o que é. E a que, portanto, eles podem dar vida na cena. E como não é possível para os homens entenderem as mulheres, por mais que o ensaiem a vida inteira, essa peça não pode ficar pronta: será sempre ensaios de mulheres.

Ensaio de Mulheres

Duração75 min
Censura: 12 anos
Gênero: Comédia dramática
Cotaçao: Bom
Mais informações: de Jean Anouilh.
Teatro Miguel Falabella
Horário: Quinta a sábado, 21h; domingo, 20h. Até dia 30

Nenhum comentário: