quinta-feira, 20 de março de 2008

Impressão offset

A impressão offset (no Brasil chamado também de ofset) é um processo planográfico cuja essência consiste em repulsão entre água e gordura (tinta gordurosa). O nome off-set - fora do lugar - vem do fato da impressão ser indireta, ou seja, a tinta passa por um cilindro intermediário, antes de atingir a superfície. Este método tornou-se principal na impressão de grandes tiragens (a partir de 1.000); para menores volumes, porém, sua utilização não compensa, já que o custo inicial da produção torna-a proibitiva.

O Processo

Gravação da chapa

Uma chapa metálica é preparada de forma a se tornar foto-sensível. As áreas que são protegidas da luz tornam-se, após uma reação quimica, lipófilas, atraindo gordura (Grafismo), enquanto que as demais regiões se mantêm hidrófilas, atraindo água (contra-Grafismo).

Montagem

A chapa, que é flexível, é montada na impressora offset em um cilindro. Cada chapa é usada para transferir uma cor.

Para impressos em várias cores é necessário o uso de várias chapas, uma para cada cor (basicamente 4 cores que proporcionam a mistura por pontos) só sendo necessário o uso de mais chapas para cores especiais. Como o prata, o ouro e cores Pantone* (*marca registrada). . A impressora precisa também estar preparada para imprimir em série o numero de cores necessário. Isto é importante para manter o registro entre as diferentes tintas.

Impressão

Tanto nas impressoras rotativas, onde o papel entra em bobina, como nas impressoras planas, que usam o papel já cortado, o sistema funciona de maneira rotativa. Uma série de cilindros conduzem tanto a tinta quanto o papel.

A impressão é feita de forma indireta, o cilindro onde a matriz foi montada é mantido úmido por cilindros umidificadores. A tinta também é transferida para este cilindro, como ela é de base gordurosa ela se concentra nas áreas lipófilas e é ao mesmo tempo repelida pela água que se concentrou nas áreas hidrófilas do cilindro.

A tinta então é transferida para um cilindro de borracha, chamado de blanqueta (ou "cauchú"), que serve de intermediário para a impressão. Ele ajuda a manter o papel seco e ao mesmo tempo melhora a sobre-vida da matriz.

Produção da chapa

As chapas de offset, como dito acima, primeiramente são tratadas de forma que se tornam foto-sensíveis. Após este passo elas são expostas de várias formas diferentes à luz e reveladas.

Fotogravura

A chapa é exposta, através de um fotolito, a uma luz por um determinado tempo. Este processo é similar ao da ampliação de fotografias e está submetido às mesmas limitações. O tempo de exposição precisa ser medido com precisão para não super-expor ou sub-expor a imagem, comprometendo o resultado final.

Este processo normalmente não inverte a imagem, como na fotografia, ou seja as partes que são expostas a luz se tornam hidrófilas e durante a produção não acumulam tinta. Porém dependendo da cor da tinta e do material impresso é possível que seja necessário um fotolito negativo.

DTP ou CTP

DTP (Direct-to-Plate) ou CTP (Computer-to-Plate) é o processo de produção das chapas usadas na impressão offset. A chapa é gravada através de laser, que é controlado por um computador, de forma similar às impressoras laser. Isto permite que a chapa seja gerada diretamente de um arquivo digital, sem a necessidade da produção de um fotolito intermediário. Este processo também garante o aumento da qualidade final da imagem gravada. Isso deixa a imagem perfeita. Existem métodos de gravação de chapas mais avançados, como o processo de gravação através de UV (Ultra Violeta), dispensando assim o laser.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.


5 comentários:

Anônimo disse...

Incгediblе points. Soliԁ aгguments.
Kеeρ up the great spігіt.

Feel freе to ѕurf to my hοmepage; iphone Repair damansara

Anônimo disse...

There's certainly a lot to find out about this issue. I love all the points you have made.

Also visit my blog: ipad repair penang

Anônimo disse...

Can I јust say what a comfort to unсоνer a person thаt really understаnds what they are talking
about οn the nеt. You dеfinitely knoω how to bring
an issue to light аnd mаke іt imρortant.
More people really neеd to reаd thiѕ аnd understand thiѕ siԁе οf the stoгy.
It's surprising you are not more popular since you certainly possess the gift.

My blog: ipad repair cheras

Anônimo disse...

hey there and thаnk you for your info – Ӏ
have ԁefinitely pіcked up something new from гight here.
I did howеver expertіse several technical іssuеѕ using
thіs ѕite, as I expeгienced to reload the wеbѕite many
times previοus to I сould get it tο lοaԁ correсtly.
Ι had been wondering if уоur wеb hosting is OK?
Not that I am comρlaіning, but ѕluggiѕh loaԁing instances times will very frequentlу affect your plaсement in google and could damage your high quality
scοre if ads and maгκеting with Adwοrԁs.
Anywау I'm adding this RSS to my email and could look out for much more of your respective exciting content. Ensure that you update this again very soon.

My homepage; ipad Repair damansara

Anônimo disse...

Verу nice post. Ӏ just stumbleԁ uрon
your wеblog and wanted to ѕay that Ι've really loved surfing around your blog posts. After all I will be subscribing in your rss feed and I am hoping you write again soon!

Here is my page iphone repair kepong